Psicologia

                                                                  

É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores.

O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, como clínicas estéticas e spas, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional.

Em empresas, participa da seleção e do treinamento de pessoal e promove programas de adaptação dos funcionários. Também elabora, aplica e analisa pesquisas de mercado para o departamento de marketing.

Pode atuar, ainda, em consultorias de RH e colocação profissional, instituições judiciárias, presídios, instituições de reabilitação e clubes de esporte. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.


Curtir